O FCL-SP, representado por sua Comissão de Gestão e pela coordenação das suas Redes de Pesquisa de Psicanálise e Saúde Pública, Psicanálise e Infância, e Psicose, vem somar-se à diversas outras entidades da sociedade na denúncia do retrocesso científico e da precarização do atendimento em saúde mental, implicados pela NOTA TÉCNICA Nº 11/2019 – CGMAD/DAPES/SAS/MS da Coordenação-Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas – CGMAD, que modifica a Política Nacional de Saúde Mental e as Diretrizes da Política Nacional sobre Drogas. Alerta a todos sobre as graves consequências para a saúde da população que advirão dessas modificações. Mudanças, estas, elaboradas sem a devida atenção e à revelia da produção e das propostas das mais respeitadas entidades científicas que investigam e elaboram orientações sobre o atendimento em saúde mental. Mais do que isto, nós do Campo Lacaniano entendemos que a proposta contida nessa Nota Técnica deste Ministério da Saúde vai contra a ética e a política da psicanálise, fundamentais na direção do tratamento dos sujeitos. Segue o link para o artigo “Nota do Ministério da Saúde é um ataque à lei da Reforma Psiquiátrica” já publicado pela Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP, que detalha os riscos desse “imenso e trágico retrocesso”, artigo que foi elaborado pela psicanalista Ana Laura Prates Pacheco, AME do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo.
NOTA DE REPÚDIO
Outros Manifestos
Articulação Contra Bacharelado em Psicanálise
Nós, do Movimento Articulação das Entidades Psicanalíticas Brasileiras, que reúne há mais de 20 anos instituições que tem como ponto…
Terra Brasilis
Janeiro, 31 de março de 2021 Da Terra Brasilis*: Ao responder a Einstein por que a guerra, Freud apontou que a guerra…
NOTA DE REPÚDIO
As Redes de Pesquisa do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo (FCL-SP): Psicanálise e Saúde Pública; Psicanálise e Infância;…